Alteração dos padrões de sono do bebé


É bem provável que mesmo bebés que já dormem noites inteiras (6h a 8h seguidas), comecem, a partir dos nove meses, a oferecer mais resistência para dormir, seja as sestas de dia, seja o sono da noite. Duas coisas contribuem para isto:

1. O desenvolvimento motor do bebé 

2. A chamada ansiedade da separação

1. A partir do momento em que o bebé começa a arrastar-se, a gatinhar, a sentar-se e, finalmente, a pôr-se em pé, a sua percepção do mundo muda. Muitos pais perguntam: então, mas cansando-se mais de andar de um lado para o outro, o bebé não dorme mais e melhor? É realmente um facto que o bebé fica mais cansado e, logo, potencialmente, pode dormir melhor. Mas a verdade é que, estando tão excitado com as novas posições que descobre e que o seu corpo lhe permite, quando chega à cama, quer mas é continuar a rebolar, a gatinhar, a pôr-se em pé, enfim... quer é brincadeira!

A única forma que arranjei de "combater" esta fase, foi com muita paciência e um ambiente MUITO calmo na hora imediatamente antes de deitar o meu bebé. Como o deitava às 19h, a partir das 17h30/18h começava a reduzir as luzes em casa, sobretudo no quartinho dele, falava-lhe mais baixinho e, depois do banho (antes de lhe dar a última mamada) andava com ele ao colo a cantar baixinho para ele se acalmar. Quando ele parava de dar às pernas ou de virar a cabeça de um lado para outro, então, sim, dava-lhe mama e depois contava-lhe a história e punha-o a dormir. Às vezes (raras, mas acontecia) ele estava tão cansado que adormecia na mama! Um ambiente calmo é fundamental para os bebés dormirem bem. Nada de televisões altas, luzes fortes ou barulhos uma hora antes de deitar o seu bebé. Muitos pais perguntam porque razão os seus bebés têm padrões irregulares de sono. Entre outras possíveis razões está exactamente esta da falta de um ambiente calmo pelo menos a partir de uma hora antes da criança ir para a cama, para lhe dar tempo de "desligar" de todos os estímulos que a rodeiam.

2. Algures a partir dos sete ou oito (às vezes nove) meses, muitos bebés começam a ter receio de "perder" a mãe de vista e choram quando ela se afasta ou quando alguém estranho se aproxima ou pega neles. A isto se chama a ansiedade da separação. Ao longo dos meses, o bebé desenvolveu um laço afectivo muito forte com a mamã e teme que ela desapareça por alguma razão. O psiquiatra Scott Peck refere que se perguntarem a uma criança o que a faz realmente feliz, ela responderá: "a mamã e o papá estarem todos os minutos comigo sem nunca me deixarem". 
O apego é saudável até certo ponto. Alguns pais não se importam mesmo que a criança reaja aos berros a estranhos, já que assim, segundo dizem, reduz o risco de ser raptada nalgum momento em que os pais estejam mesmo ao lado mas ligeiramente distraídos. Acontece que é importante que a criança interaja com outros adultos e crianças, mas cabe realmente aos pais protegerem o seu bebé e não o colocarem em situações desconfortáveis. A mamã pode pedir às pessoas que: 1. se aproximem devagar do bebé ou que, mantendo alguma distância, brinquem um pouco com ele e façam gracinhas antes de pegarem nele. Enfim, que as pessoas respeitem o espaço do bebé e o seu receio antes de avançarem.
Isto para dizer que o receio do bebé de "perder" a mamã de vista também se reflecte no sono. Assim que a mamã sai do quarto, o bebé pode começar a chorar. Ou então, de noite, quando acorda e se vê sozinho, começa também a chorar. Nestes casos, os mesmos conselhos que são dados na secção sono do bebé mantém-se válidos: só com muita paciência e algum choro é que o seu bebé irá ultrapassar esta fase. É provável que tenha que repetir a aprendizagem do sono toda outra vez, mas acredite que vale MUITO a pena. O seu bebé irá aprender a adormecer sozinho e a sentir-se seguro na caminha dele.