Choro do bebé

Quando o bebé chora e só se cala quando é colocado na mama, a nossa tendência de mães é pensar que a criança continua com fome, mesmo que esteja a mamar há bastante tempo.
Pois prepare-se para este cenário durante as primeiras seis a oito semanas de vida do seu bebé. Durante este período, o bebé pode mamar entre 30 minutos a duas horas. Sim, é verdade. E se retirar o bebé do peito ao final desse tempo todo, é provável que ele continue a chorar. Mas não cometa o erro de pensar que é fome, como eu pensei durante algum tempo!
É nesta fase que muitas mulheres desistem do aleitamento materno porque acreditam que não têm leite suficiente ou de boa qualidade para alimentar os seus bebés. É comum ocorrer uma ou mais das seguintes situações:

1. A mulher pensa: “Ah, se o leite fosse bom o bebé não continuava a chorar depois de mamar durante tanto tempo!”

2. Muitas vezes, os familiares e amigos apoiam a teoria da mãe de que o “leite não é bom” e que é necessário adicionar suplemento/fórmula infantil.

3. Em caso de dúvida, a mãe poderá extrair leite com uma bomba, para tentar ver “quanto” leite tem no peito. O problema é que, se não conseguir extrair os mililitros certos e lhe saem 10 ou 20 ml a menos do que seria suposto, a tendência é pensar de imediato que não tem leite suficiente e que é por isso que a criança está “mal alimentada e chora com fome”, logo o melhor é adicionar suplemento/fórmula láctea.

Se não é fome, porque razão a criança chora, então?

Um bebé irá chorar bastante provavelmente até aos dois meses de idade. Alguns bebés, até aos três. Depende de bebé para bebé mas, regra geral, os dois a três meses são os grandes marcos de decrescimento do choro. Até lá, sim, o bebé vai chorar, mesmo depois de mamar durante bastante tempo. E só se cala na mama, não porque tem fome ou esteja realmente a mamar (entenda-se a sugar e a deglutir o leite, coisas que são fáceis de a mãe ouvir), mas porque, estando no peito, ele sente o calor da mãe, o bater do coração, o aconchego do colinho, que, afinal, é tudo o que um bebé quer, mesmo quando a mãe está exausta, transpirada, chorosa, desesperada. O bebé não sabe de nada disso. Ele só sabe que no colo da mãe (e sobretudo no peito da mãe), encontra a única forma de relaxar. Por isso, cabe à mãe perceber porque razão o bebé realmente chora, sabendo que já não é fome. O bebé pode:

- ter a fralda molhada / suja
- ter dores (cólicas)
- ter gases
- ter um arroto preso para sair
- ter frio / calor
- ter o desconforto de alguma etiqueta de roupa que o magoe ou algum fio de cabelo preso nalgum dedinho
- ter dor de ouvidos. A otite é muito comum. Experimente pressionar ligeiramente atrás do ouvido do bebé. Se o choro aumentar de intensidade, poder ser dor de ouvidos.
- ter febre
- Etc. (entre outras possíveis razões, mas estas são as mais comuns).

O bebé pode chorar por todas estas razões, mas também por nenhuma delas. Às vezes, pode apenas querer colinho. Experimente enrolá-lo numa manta para lhe dar a sensação do interior do útero. Mas atenção: alguns bebés não gostam de se sentir presos. O meu não gostava, nunca gostou. Se enrolar o seu bebé e ele chorar ainda mais, quer dizer que ele gosta mais de ter as mãos e os pés livres.

A questão do bebé só querer colo gera acesos debates entre os pais. Será que as crianças se habituam ao colo? Será que os bebés têm manha? Deve dar-se colo ou deixar o bebé chorar? Leia mais aqui.