Rotinas e horários do bebé


O problema de muitos pais é que, não vendo resultados em poucos dias, desistem ou mudam de estratégia constantemtente, o que só confunde a criança  e a desestabiliza (como nunca sabe o que vem a seguir devido à falta de rotina, receia o desconhecido e torna-se birrenta, chata, nervosa, sem dormir, etc.) 


Logo que o meu filho nasceu, uma amiga teve o bom senso de me dar um conselho que pus em prática e que é realmente muito útil: “as crianças é tudo sobre rotina, amiga. Acorda de manhã, dás peito, colocas a apanhar o primeiro solinho da manhã, brincas um pouco, vai dormir um bocadinho, e por aí adiante.”
Isto é absolutamente verdade. As rotinas, a previsibilidade, ajudam quer as crianças quer os pais a encontrarem segurança. Ajudam as crianças a sentirem-se seguras porque começam a saber o que vem a seguir e aprendem que não precisam de sentir medo do desconhecido. Ajudam os pais porque lhes dão alguma sanidade mental: havendo alguns horários podemos planear, nem que seja minimamente, a nossa vida! Estar todo o dia com uma criança que não tem “Rei nem Roque” ocupa-nos o tempo todo e não fazemos mais nada que não seja tratar da criança.
Eu gosto e adoptei o método da dita Encantadora de Bebés. Não sei se é encantadora, mas que é uma mulher com bom senso, isso é. Basicamente, os bebés comem, dormem e brincam. Se os pais souberem gerir estas três actividades do bebé ao longo dia, irão ter algum tempo livre para si próprios, seja para namorar, seja para ver um filme, ir ao cabeleireiro, às compras, o que for. É o chamado método E.A.S.Y. ou, como eu chamo em português, CADOV:

E (EAT = Comer)
A (ACTIVITY = Actividade, brincar)
S (SLEEP = Dormir)
Y (VOCÊ, ou seja, o tempo que sobre para si, para nós, mães e pais).

Já veremos o método com maior detalhe, mas aqui fica para já um curto exemplo: se o bebé acorda e mama (comer), o mais provável é que a seguir ele queira brincar um pouco (actividade). Brinque bastante com ele, canse-o, mostre-lhe que o dia é para interagir, fazer barulho, ouvir música. Assim que notar que o seu bebé começa a ficar cansado, com sono (veja se chora, boceja ou esfrega os olhos. Se tiver dúvidas que seja sono, veja quais poderão ser outras causas do choro), ponha-o a dormir a sesta (dormir) e aproveite esse tempo para si (você), seja para dormir também, seja para fazer alguma tarefa doméstica, seja para fazer um telefonema e falar com um amigo ou uma amiga, seja para pintar as unhas, fazer bricolage, o que lhe der prazer. Aproveite esse tempo de sesta do bebé para SI, nem que sejam só 30 minutos.

   Quando começar?

Quanto mais cedo iniciar a rotina do bebé com estas actividades, mais cedo ele se habituará a elas e mais cedo a sua vida terá sossego. Atenção, porque um bebé não é um robot! Não espere ter as rotinas ultra-programadas e ser inflexível. Na maioria dos dias, o seu bebé seguirá as rotinas, mas como qualquer ser humano, terá os seus dias não: dias em que está mais birrento, mais mimoca, mais agitado, com dorzinhas, etc. Seja paciente e carinhosa.

Nas primeiras seis a oito semanas, é provável que considere quase impossível estabelecer qualquer rotina, pois o bebé dorme de noite e de dia, mama a qualquer hora (em livre demanda) e não deixa grande espaço para manobras. Mas não se preocupe. É uma questão de mais semana menos semana até esse período louco regularizar e as rotinas começarem a fazer sentido. Novamente, seja paciente. É que depois de começar, há que insistir. É provavél que o bebé só comece a responder às rotinas após duas ou três semanas. O problema de muitos pais é que, não vendo resultados em poucos dias, desistem ou mudam de estratégia constantemente, o que só confunde a criança e a desestabiliza (lá está: como nunca sabe o que vem a seguir devido à falta de rotina, receia o desconhecido e torna-se birrenta, chata, nervosa, sem dormir, etc.)

   Como começar?

Eu recomendo começar a estabelecer a rotina do bebé a partir da hora do banho, da hora de deitar e da hora a que você pretende que o bebé acorde de manhã, pois estas três coisas são possíveis de estabelecer desde muito cedo.

Convém aqui desde já diferenciar ritmo de horário. É fundamental que você respeite o ritmo do seu bebé, mas em termos de horários, é você que os estabelece e não o bebé, pois se você perder as rédeas dos horários, o bebé dominará o seu dia (no sentido negativo desta expressão). Uma coisa é o facto de um bebé dar muito trabalho mas ser um trabalho bom, prazeroso, que nos esgota mas que sabemos que é mesmo assim, que é vida de mãe e de pai. Outra coisa é criar um bebé desnorteado de horários que deixa os pais com os cabelos em pé e os nervos em franja porque chora, é nervoso, não dorme e não tem horários para nada!
Assim, comece por pensar a que horas gostaria de dar banho ao seu bebé, de deitá-lo e a que horas gostaria que ele acordasse. Tente programar uma hora de deitar e de acordar que dê para o bebé dormir cerca de onze horas por noite (até cerca dos nove meses é mais ou menos esse o número de horas que um bebé deve dormir, mas cada bebé é único e tem as suas próprias necessidades de descanso. Veja no fim o exemplo da  tabela de sono do bebé).

   Um exemplo

Nunca gostei de dar banho muito tarde ao meu bebé nem de o deitar muito tarde. Sei de pais que deitam as crianças às 21h e às 22h e até mais tarde, na esperança que elas durmam a noite toda sem interrupções. Pessoalmente, acho que deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, mas cada pai faz aquilo que acha melhor para si e para o seu bebé.

Quase sem planear, comecei a dar banho ao meu bebé recém-nascido pelas 18h e deitava-o pelas 19h. De manhã, ele não tinha bem hora de acordar. Era algures entre as 5 da manhã e as 7h, consoante acordasse mais ou menos vezes durante a noite. Fui aprendendo o seu ritmo e estudando o meu próprio ritmo enquanto mãe. A partir de cerca das oito ou nove semanas fui tentando ser mais firme com as rotinas e os horários. Fui ajustando e ajustando e, aos seis meses, era esta a rotina do meu bebé:


6h00 - mamar e depois tirar o pijama e vestir o fato de treino :-)


6h30 às 7h15 - caminhada com o papá e a mamã (colocava-o no marsúpio e lá íamos os três apanhar ar e o primeiro solinho da manhã)


7h15 - 8h00: companhia ao pequeno-almoço do papá e da mamã (punha-o no ovinho ou na espreguiçadeira - mais tarde na cadeirinha - e ele ali ficava a fazer-nos companhia. Se chorasse, pegávamos nele enquanto comíamos: uma aventura :-))


8h ou 8h30 - primeira sesta. Nas primeiras semanas era de cerca de 30 minutos, mas aos seis meses já dormia cerca de uma a duas horas nesta sesta.


9h ou 9h30 - mamar e brincar durante cerca de duas horas (que era o tempo que o meu bebé demorava até ficar cansado e com sono).


11h ou 11h30 - segunda sesta. Normalmente entre 45 minutos a uma hora ou hora e meia.


12h ou 12h30 - almoço e brincar outras duas horas.


14h ou 14h30 - terceira e última sesta.


15h ou 15h30 - lanche e brincar até ao jantar.


18h - jantar 


18h30 - massagem** + banho + contar história


19h ou 19h15 ou 19h30 (consoante o sono) - ir para a caminha.


Entre as 22h e 00h00 - mamar (o meu filho nunca foi muito certo a acordar para a primeira mamada da noite)


02h00 ou 3h - mamar (se acordasse às 22h ou 23h, era possível que voltasse a acordar mais uma vez de noite, mas se acordasse só perto das 00h00, era possível que só voltasse a acordar às 6h00).


6h00 - mamar e começo de um novo dia

------------------------------------

Desde os seis meses para a frente, a rotina do meu bebé foi sempre mais ou menos a mesma que descrevi, com algumas alterações. Por exemplo, aos nove meses, deixou de dormir a terceira sesta e fiz, por isso, acertos nos horários das refeições e da brincadeira: como estava maiorzito, já demorava mais tempo a adormecer, pois sentava-se na cama, rebolava, palrava, punha-se em pé, e quando finalmente adormecia já era quase hora de acordar! Por isso, optei por manter a sesta da manhã (entre as 8h15/8h15 até cerca das 9h30/10h) e uma sesta por volta das 13h30/14h até às 15h/15h30. Assim, aos nove meses, era esta a rotina do meu bebé:

6h00 - mamar e depois tirar o pijama e vestir o fato de treino :-)


6h30 às 7h15 - caminhada com o papá e a mamã 


7h15 ou 7h30: pequeno-almoço, sentado na cadeirinha ao pé da mamã e do papá


8h15 ou 8h30 até 9h30 ou 10h - primeira sesta


10h ou 10h30 - mamar e brincar


12h30 ou 13h - almoço


14h - segunda sesta até cerca das 15h ou 15h30


15h30 ou 16h - lanche e brincar em casa


16h30 - ir ao jardim até 17h30


17h30 ou 17h45 - jantar seguido de banho e massagem (como digo na secção hora dos sólidos, não me choca um bebé jantar tão cedo. E também não vejo problema em dar banho a seguir ao jantar, já que um bebé se suja imenso a comer! Passei a dar a massagem depois do banho, pois ele mexia-se já tanto no banho que a massagem se tornou mais relaxante sendo depois)


18h30 ou 18h45 - mamar


19h - história e cama


De noite: mamar. Não tinha bem horas de acordar, mas com nove meses ainda acordava uma vez para mamar.
---------------------------------------------

   Algumas considerações


1. Ter um bebé acordado durante duas ou três horas pode parecer uma eternidade e haja imaginação para o entreter, sobretudo quando é muito pequenino e não se senta nem gatinha. Uma pessoa inventa tudo! Eu dava massagens a meio da manhã e a meio da tarde, fazia-lhe ginástica*, contava histórias a mostrar os bonecos nos livros, fazia “tamborzinhos” com utensílios da cozinha, fazia fantoches com bonecos de peluche... sei lá... todas as ideias que lia nas newsletters de pais e nos fóruns da Internet eu aproveitava. Algumas ideias tirava também do canal “Baby First”.


2. Enquanto o bebé mama em livre demanda é mais difícil estabelecer as rotinas das sestas, mas quando se começa a ter uma ideia das horas a que o bebé mama e, mais tarde, das horas das refeições, é mais fácil intercalar a hora da paparoca com a hora das sestas e da brincadeira. No caso do meu filho, somente aos seis meses, quando lhe acertei as horas das refeições porque inseri os sólidos, é que acertei definitivamente as horas das sestas. Até então tinha horas aproximadas mas nunca muito certas. O importante é não dramatizar. Mais meia hora ou menos meia hora, o importante é que tenha horas para fazer as coisas, mas não espere que seja tudo ao cronómetro! Mantenha a calma e a paciência. Uns dias as rotinas irão funcionar às mil maravilhas e noutros irão sair-lhe completamente furadas. Ser mãe, ser pai, é mesmo assim :-)


3. Em relação às mamadas da noite, alguns pais podem assustar-se por ver que o meu filho, com seis meses, ainda acordava pelo menos uma vez para mamar. A verdade é que entre os dois meses e os seis meses, ele dormia cerca de seis a oito seguidas após o banho. Mas aos seis meses começou a fazer blocos de sono de apenas quatro a cinco horas! Sim, piorou, portanto. Mas em parte tem a ver com a questão do aleitamento materno em livre demanda e com o próprio leite materno em si. Na secção Tirar a mamada da noite falo com maior detalhe sobre esta situação.


----------------------------------


Notas  


** Nem todos os bebés reagem de forma igual às massagens. Uns aguentam massagens mais longas que outros. Quando o bebé é muito pequenino, a massagem provavelmente será muito curta, de uns cinco a dez minutos, e poderá aumentar de tempo à medida que o bebé cresce. Por outro lado, há bebés que crescem e ficam de tal maneira entusiasmados com as novas capacidades de rebolar e se arrastar que não param quietos nem para a massagem! Se tiver um móbil ou um objecto do agrado do bebé pendurado por cima do sítio onde lhe dá a massagem, talvez consiga que o bebé fique sossegado. Boa sorte! Com o meu filho, a massagem era uma verdadeira aventura, mas nunca desisti dela. Acho que o relaxava bastante à noite.


* Esticava-lhe e encolhia-lhe as perninhas e os bracinhos, primeiro um de cada vez e depois as duas pernas ao mesmo tempo e os dois braços ao mesmo tempo. Cruzava-lhe devagarinho uma perna por cima da outra e um bracinho por cima do outro. Depois, cruzava as duas perninhas ao mesmo tempo e depois os dois bracinhos ao mesmo tempo. Repetia algumas vezes, mas parava logo se ele demonstrasse estar irritado ou incomodado.

TABELA DE SONO DO BEBÉ (das muitas pesquisas que fiz sobre o sono do bebé, achei a tabela do Baby Center a que mais se adaptava à realidade do meu filhote)
Idade           Durante a noite          Durante o dia                       Total

1 mês             8h30 min                   7h (3 sonecas)                       15h30 min
3 meses         10h                            5h (3 sonecas)                       15h
6 meses         11h                            3h 45min (2 sonecas)            14h45 min
9 meses         11h                            3h (2 sonecas)                       14h
12 meses       11h15 min                 2h30 min (2 sonecas)            13h15 min
18 meses       11h15 min                 2h15 min (1 soneca)              13h30 min
2 anos            11h                            2h (1 soneca)                         13h
3 anos            10h30 min                 1h30 min (1 soneca)              12h