Dar colo ou não dar, eis a questão...
"Não é possível mimar demasiado um bebé”(1)

Carrie Masia-Warner, pedopsicóloga e directora adjunta do Anxiety 
and Mood Disorders Institute da New York University School of Medicine


A questão de os bebés se habituarem ao colo gera acesos debates entre os pais. Uns dizem que os bebés têm manha, que sabem bem que chorar os leva a ter colo. Outros dizem que não, que o bebé pede colo porque sente desconforto e o colo serve para o acalmar.
Pessoalmente, acho que o bebé não se habitua ao colo. Quer dizer, não existe dar colo demais a um bebé. Nos dois primeiros meses de vida, o bebé está ainda está a adaptar-se ao mundo que o rodeia e por muito cansados que os pais estejam, o bebé não sabe disso. Logo, chora sempre que precisa de um aconchego, algo que o lembre do interior da barriga da mãe. Mas com o passar dos meses, o bebé tem capacidade para se tornar mais independente, só que ainda não o sabe e precisa da ajuda dos pais. Assim, o ideal é, desde pequenino, habituar o bebé a ir estando períodos cada vez mais longos sozinho na alcofa, no berço, na espreguiçadeira, na cama, no ovo, no carrinho, etc. Nas primeiras semanas ele provavelmente ficará sozinho apenas uns minutos (ou nem isso!) e começará logo a chorar, mas à medida que vamos insistindo e que se aproxima o terceiro mês de vida, ele ganha mais autonomia e vai-se entretendo sozinho cada vez por mais tempo. Você pode ajudá-lo, contando histórias, mostrando as ilustrações num livro, utilizando as mãos para fazer personagens, criando barulhos engraçados, fazendo caretas, etc. Vale qualquer macacada para o bebé perceber que não está sozinho só porque o poisam.
É possível que por volta dos cinco a seis meses o bebé volte a querer mais colo, mas já não é por receio de ficar sozinho. É que nessa altura ele começa a aprender a sentar-se, mas como ainda não o consegue, fica frustrado só de rebolar de um lado para o outro de pescoço esticado, pois o seu campo de visão fica limitado e ele quer ver tudo o que o rodeia, experienciar o meio envolvente. Ora, ao colo e de um lado para o outro, ele consegue ver melhor, fica todo feliz e, claro, pára de chorar! Não pára de chorar porque esteja habituado ao colo, mas sim porque a posição lhe agrada mais para as suas descobertas, que são diárias e constantes. É por isso que se deve estimular as crianças nestas idades tenras: porque elas são “esponjas” a absorver informação e isso é fundamental para um desenvolvimento saudável. Quando andar com o bebé ao colo, vá-lhe mostrando as coisas e os sítios da casa. Deixe-o tocar, aproximar-se, e até pôr na boca para descobrir. Mas atenção: que os objectos estejam limpos e não sejam perigosos para a idade do bebé!
Por isso, quando o desânimo ou o cansaço lhe baterem por andar com o bebé ao colo, pense que ele irá crescer muito em breve e chegará o dia em que irá querer dar-lhe colo e ele já não quererá porque só vai querer correr de um lado para o outro. Aproveite agora todo o colinho que lhe puder dar!
Há uma música da Kelly Clarkson que diz: “por um momento como este, há pessoas que esperam uma vida inteira”. Pois é... há pessoas que desejam durante anos a fio ser pais e mães e não conseguem. Eles adorariam poder dar montes e montes de colo a um bebé que fosse seu e não podem. Também os pais e mães de prematuros aprendem o valor do colo: é junto ao calor do corpo dos pais (sobretudo da mãe) que os bebés prematuros mais se desenvolvem e são os próprios médicos que aconselham os pais a andarem com os prematuros ao colo bastante tempo (em braços, ou no marsúpio, ou num “sling”). Por isso, dê graças a Deus a bênção de ter um bebé e aproveite dar-lhe muito colinho... mesmo quando o cansaço e o desânimo são extremos. Aliás, é quando o cansaço extremo bate que mais devemos ter em mente a bênção que é ter um bebé ao qual podemos dar colo.
Conclusão
Nem todos os pais passam por o “drama do colo”. Há bebés que são super autónomos e que podem passar bastante tempo sozinhos enquanto estão acordados. Há pais que dizem que até se esquecem que têm um bebé em casa de tão sossegado que ele é. O meu bebé não era assim. Se o seu bebé for daqueles que quer colinho, dê-lhe todo o colo do mundo. Não o habitua nem o vicia em colo. Se o seu bebé é “coleiro”, ele simplesmente é mais curioso do que outros bebés e quer andar ao colo para descobrir o mundo na posição vertical. Ajude-o, pois! Dê-lhe colo. Simplesmente estará a responder às necessidades do seu bebé, mas ajudando-o, claro, sempre que possível e na oportunidade certa, a ganhar autonomia para saber estar sozinho na cadeira, no ovo, no chão, etc.
ATENÇÃO: quando falamos em dar colo, referimo-nos a durante o dia. Na hora das sestas e à noite, o ritual de deitar o bebé deve incentivar a criança a adormecer sozinha e não ao colo nem embalada. Sobre o sono do bebé, leia aqui.

---------------------------

Nota:

(1) "Nos primeiros seis meses da vida de um bebé, é importante que os pais satisfaçam as necessidades do bebé. 'Não é possível mimar demasiado um bebé', diz Masia-Warner. No entanto, após os seis meses, se vier a correr cada vez que o bebé tem um soluço, estará a privá-lo de uma importante oportunidade de aprendizagem. Masia-Warner diz que é bom deixar os bebés chorar um pouco, desde que recebam muito afecto positivo e atenção no resto do tempo.
Mas, dizem vocês, não é suposto estar a criar uma criança feliz? Não devia vir sempre a correr para resolver todas as situações? Na verdade, Masia-Warner vê esta atitude como um grande erro que cometem muitos pais bem intencionados e que amam os seus filhos. 'Os pais tentam fazer tudo pelos seus filhos, a toda a hora, para que estejam sempre felizes. Isso não é realista. Não venha sempre a correr para resolver a situação', diz Masia-Warner. 'As crianças precisam de aprender a tolerar alguma perturbação, alguma infelicidade. Deixe-os debaterem-se, resolverem os problemas sozinhos, porque é isso que os ajuda a aprender a lidar com as situações.'"

Fonte:
http://familia.sapo.pt/johnson/dos_6_aos_12_meses/maior_envolvimento_com_o_bebe/824834-5.html