As mamadas da noite - Sugestões
Dar de mamar durante a noite nem sempre é tarefa fácil nas primeiras semanas de vida do bebé. Aqui ficam dois dos principais problemas e respectivas sugestões de resolução:
Problema número 1: 
O bebé dorme durante o dia e de noite quer “festa”, sobretudo quando se muda a fralda.

 Sugestões:

1. Distinga, desde os primeiro dias, a diferença entre o dia e a noite. Durante o dia há cortinas abertas para a luz entrar, há barulhos, a mamã brinca com o bebé na hora de mudar a fralda. De noite, há escurinho, há silêncio e a mamã muda a fralda sem brincar e sem falar.
Evite acender luzes fortes. Uma pequena luz de presença ou uma lanterna dão luz suficiente para que consiga trocar a fralda de noite. Seja carinhosa sim, mas não interaja com o bebé enquanto o muda. Não faça gracinhas nem ruídos que o possam despertar ainda mais.
2. Durante o dia, pode trocar a fralda depois da mamada, pois não há problema que o bebé desperte enquanto o troca. Mas de noite, é preferível mudar a fralda antes de dar de mamar. Assim, o bebé pode refilar e despertar enquanto o muda, mas a tendência é para voltar a acalmar logo que o coloca a mamar.
3. Experimente mexer o mínimo possível no bebé quando ele acorda para mamar durante a noite. Por exemplo, não o tire da cama para lhe mudar a fralda: tenha tudo preparado junto da caminha para quando ele acordar o trocar logo ali. Assim, da cama, o bebé passa logo para o peito e daí vai de volta para a cama, em vez de sair da cama para o troca-fraldas, do troca-fraldas para o peito e do peito para a cama! Poupa “viagens” e, provavelmente, o bebé irá despertar menos. Sim, corre o risco de o fazer fazer chichi na cama enquanto o troca, mas quem não arrisca não petisca ;-)
Problema número 2: 
O bebé adormece facilmente no peito e mama pouco, o que faz com que acorde pouco tempo depois para mamar novamente... logo quando a mãe estava a voltar a pegar no sono!

   Sugestão:

- Experimente a sequência: dar de mamar - mudar fralda - dar mamar. Que dizer, quando o bebé acordar para mamar, dê-lhe um peito antes de lhe mudar a fralda. Se ele adormecer, interrompa a mamada e mude então a fralda, já que isso irá despertar o bebé, permitindo que depois ele continue a mamar (de preferência o mesmo peito, caso não o tenha esvaziado por ter adormecido antes de o fazer. Mas se está “vazio”, poderá então dar-lhe o outro peito.)
Leia mais aqui sobre como dar de mamar.

Veja mais sobre muda de fraldas nas "Perguntas Frequentes", categoria "fraldas".