Benefícios de amamentar para a mãe e para o bebé
De forma muito resumida e simples, são estes os principais benefícios do aleitamento materno:
Para o bebé:
- Excelente imunização da criança: o leite materno é realmente o alimento mais completo que o seu bebé pode ingerir. Previne doenças como alergias, otites, pneumonias, bronquiolites e meningites.
- Sabores: enquanto as fórmulas lácteas infantis têm sempre os mesmos ingredientes e o mesmo sabor, o leite materno adquire o gosto dos alimentos que a mãe ingere, pelo que dá ao bebé sensações de paladar diferentes, o que é muito importante para quando chegar a altura da inserção dos sólidos na alimentação da criança (a partir dos seis meses): o bebé estará habituado a uma variedade de sabores e terá menor probabilidade de se tornar "esquisito" para comer.
- Longo prazo: quando o seu filho entra para o infantário, creche ou escola, o sistema imunitário sofre de imediato, pois o contacto com outras crianças é diferente da “redoma” saudável protectora do ambiente de casa, junto da família. As crianças brincam, suam, tossem, metem as mãos na boca depois de mexerem em brinquedos que estiveram no chão e em mãos de outras crianças constipadas, etc. Por isso, a continuação do aleitamento materno até a criança ter pelo menos dois anos é muito importante para a manter bem imunizada. Mas se apenas conseguir manter até ao primeiro ano de idade já não é nada mau. O ideal seria que o bebé durante esse primeiro ano de vida ficasse em casa com a mãe, mas infelizmente, muitas mamãs precisam de voltar ao trabalho logo ao fim dos primeiros meses. Se assim for, não desista do aleitamento materno. Pode extrair leite para o deixar a quem fique a olhar pelo seu filho. Leia mais aqui.
Para a mãe:
- Peso: a mulher que aleita perde peso mais rapidamente após o parto. Recomendo vivamente o aleitamento materno para as mulheres que realmente querem recuperar a forma depois do parto. É que a produção de leite queima muitas calorias! Exige um esforço grande de nós e isso reflecte-se na forma física. Se souber manter uma alimentação variada e equilibrada, e ingerir muita água e sumos naturais, vai ver como depressa se voltará a sentir bonita.
- Gravidez: o aleitamento materno reduz o risco de uma nova gravidez indesejada.
- Cancro de mama: o aleitamento materno reduz as probabilidades de a mulher vir a ter cancro de mama.
- Amor: amamentar estabelece cedo o vínculo afectivo mãe-filho devido ao contacto repetido e prolongado durante as mamadas.
- Força: amamentar desenvolve maior resistência ao cansaço, já que durante a amamentação é libertada a ocitocina, hormona que provoca euforia na mãe, que a faz tirar prazer das mamadas e lhe estimula o amor ao bebé.