Fraldas e assaduras

Escrevo este texto em jeito de elogio (e apelo às mães) às fraldas reutilizáveis.
O meu filho utilizou sempre fraldas não-descartáveis. Eu e o meu marido optámos por fazer um investimento inicial de cerca de 620 Euros para 34 fraldas e achamos que valeu muito a pena!  Primeiro, porque não há o desperdício das fraldas descartáveis, logo, é melhor para o ambiente. Depois, porque o nosso filho nunca teve uma assadura no rabisoque. Ou melhor, minto... teve sim... numa das raríssimas vezes que lhe pus uma fralda descartável (porque as dele não enxugaram devido à chuva e na altura eu ainda tinha poucas das reutilizáveis pois como mãe amadora não fazia ideia quantas fraldas por dia iria precisar).
Finalmente, porque ao longo dos anos que a criança usa fraldas poupa-se mais de mil euros!

Assim, recomendo vivamente as fraldas reutilizáveis. São super giras, modernas e muito confortáveis para o bebé. As minhas são a linha Easy-Fit daTotsBots e comprei na loja online da Ecobebés. Têm fecho em velcro, cintura e pernas elásticas, e três níveis de ajuste com molinhas, o que significa que dão para utilizar desde que o bebé é recém-nascido até que deixa de usar fraldas! 
As fraldas são feitas com bambu e microfibra, suave para a pele do bebé. 
Cada fralda inlcui uma lingueta absorvente e é possível comprar linguetas adicionais. Para além disso, é também possível comprar rolos de papel que tornam a fralda ainda mais absorvente (para noites ou viagens longas). Se o papel for molhado com chichi, é lavavél e reutilizável! Se tiver cocó, é deitado na sanita como papel higiénico.


O conjunto que eu escolhi

A fralda com a lingueta
O meu "kit" muda-fraldas: a fralda reutilizável, uma toalhita de turco e óleo de amêndoas doces

Mesmo quando eu saía de casa, levava as fraldas reutilizáveis (e um saco para colocar as sujas), um frasquinho de óleo de amêndoas doces e uma bolsinha com uma ou duas toalhitas de turco. Levava também água porque se o meu bebé fizesse cocó, embebia uma das toalhitas em água para o limpar. E levava um saco de plástico para colocar a fralda suja.
Acreditem que poupei muito dinheiro nestas soluções reutilizáveis e recomendo-as vivamente.

Em relação às assaduras, elas acontecem normalmente por duas razões:
1. contacto prolongado da pele do bebé com a urina e com as fezes
2. reacção a algum químico presente nas fraldas (se descartáveis), no detergente da roupa (utilizado para fraldas reutilizáveis) ou nalgum sabonete ou creme que esteja a utilizar no bebé e que, ficando "abafado" com a fralda, "assa" a pele.

A prevenção é sempre o melhor remédio, claro, mas nem sempre é possível. Para prevenir as assaduras, é importante que não esteja sempre a molhar a zona da fralda (seja com água seja com toalhitas tipo "dodot"). O ideal é mudar fralda (com frequência), limpar a zona com uma toalhita de turco embebida em óleo de amêndoas doces e aplicar um creme gordo, que ajude a criar uma barreira protectora que impeça o chichi de chegar e ficar na pele. 
O creme Halibut é bom para cicatrizar pequenas assaduras, enquanto o Bepanthene é melhor para prevenir. Para assaduras mais graves, em que haja infecção (pele muito vermelha, manchas) o Daktarin funciona bem. Mas claro, convém sempre falar com o pediatra.
As assaduras mais graves precisam também de muito ar. Sempre que possível, tire a fralda ao bebé e deixe-o estar de rabiosque ao léu. Se tiver um espaço ao ar livre onde possa estar com o bebé, ainda melhor (um jardim em casa, uma varanda, um pátio...). Se não, coloque um resguardo em cima de cama e deixe o bebé brincar lá sem fralda (sempre com supervisão de um adulto, claro!). Mas se não lhe dá jeito ter o bebé sem fralda enquanto ele está acordado, pode optar por o deixar dormir as sestas sem fralda. Basta que resguarde bem o colchão da caminha (com resguardo próprio ou com uma toalha grossa por baixo do lençol). Está preocupada que o bebé se mexa muito e ande às voltas em cima do chichi? Pois... pode acontecer, sem dúvida. Se preferir, deixe que o bebé adormeça primeiro e depois, muito devagarinho vá lá e retire a fralda. Se tem receio que ele acorde, abra só a fralda, sem a retirar totalmente (evitando levantar o rabiosque do bebé para puxar a fralda).
Espero, contudo, que nunca precise destas dicas e que o rabinho do seu bebé seja sempre saudável :-) seria óptimo. Para prevenir, tente que todos os dias o seu bebé passe pelo menos 20 a 30 minutos sem fralda.