A ilusão do tempo...
Se vai ser ou foi Mãe pela primeira vez, talvez tenha imaginado um cenário maravilhoso, consigo em casa e o bebé a dormir no bercinho, descansado, ao seu lado, enquanto você lê ou escreve o diário do bebé. Mas à sua volta e na Internet, as pessoas e os artigos dizem para se preparar porque um bebé muda a sua vida totalmente, gera bagunça, muita bagunça. Dizem-lhe para preparar uma série de coisas antes mesmo de ir para a maternidade (deixar comida feita congelada para quando sair da maternidade não ter que se preocupar com cozinhar; ter familiares e amigos prontos para ajudar; não se preocupar muito com a arrumação da casa e aproveitar mas é para descansar nos primeiros tempos sempre que o bebé dorme; entre muitas outras dicas). Mas na sua cabeça, você ainda não vê nada disso. Eu, pelo menos, não via! Diria mesmo que nada nem ninguém me preparou para o que vinha por aí. Não fiz nenhum curso de preparação para o parto, mas mesmo que tivesse feito, o que eu precisava mesmo era de um curso de preparação pós-parto!
Partilho com os leitores este e-mail que escrevi a uma amiga minha quando o meu filhote fez dez semanas... ora veja-se lá o que vai do meu imaginário pré-mamã à realidade que encontrei...
“Olá amiga,
bom dia do calor e da chuva de África. Estou farta de chuva, já preciso de um solinho. O que quero mesmo é ir a Portugal em Agosto, mas vistos e papelada do bebé estão difíceis de conseguir :-( vamos lá ver.
Ando cansada, mas nada que se pareça com as seis primeiras semanas, que foram as piores. Durante o dia o bebé dorme pouco, mas está a ficar mais interactivo e é mais fácil entretê-lo. A experiência de ser Mãe é única, sem dúvida! Vêm sentimentos e emoções que nem sabíamos ter cá dentro. Perguntas-me se é uma experiência boa ou má... ainda é cedo para dizer. Há dias em que me descabelo toda e há dias em que me derreto a ver os sorrisos dele e a forma como a mãozinha dele agarra um dedo meu enquanto ele me olha com aqueles olhinhos fofos do tipo: "mamã, não estás zangada comigo, pois não?"
Se recomendo? Unicamente se for mesmo isso que o casal (a dois!) quer, porque as noites mal dormidas fazem rapidamente das suas e a irritação pode fazer um virar-se contra outro. O meu marido tem-me dado todo o apoio possível e imaginável. Mesmo trabalhando durante o dia, está disponível para ajudar nas mamadas da noite (e cólicas, e dores, e birras...) e ao fim-de-semana também. Não é daqueles pais que se cortam a tudo e deixam tudo para a mãe. Mas mesmo assim, tivemos momentos difíceis enquanto casal e só há cerca de uma semana é que nos voltámos a reaproximar verdadeiramente. Perdemos o pouco tempo de qualidade que tínhamos a dois. É tudo bebé, bebé, bebé...! Sempre achei que um bebé não tem que ser um fardo, mas integrado na vida dos pais. Mas olha que não é nada fácil incutir rotinas nestes rolinhos de carne tão pequenos. Absorvem-te sem dares por isso!
Pessoalmente, dou comigo muitas vezes a desejar a vida e o descanso antes de ser mãe. E o meu marido também. Dizemos muitas vezes "no que a gente se foi meter!" Mas quando temos um Domingo enroscados a ver um filme, com este anjinho a dormir ao pé de nós, achamos que tudo tem valido a pena e que é uma questão de meses até ele estar mais independente (dormir a noite a toda, chorar menos, etc.) Claro que sabemos que depois vêm os dentinhos, as constipações e afins, e, no fundo, as preocupações nunca mais têm fim. Agora percebo porque é que dizem que um filho muda tudo. É bem verdade. É que eles não são só “come-e-dorme”, como se pode pensar quando se é mãe pela primeira vez. Comem, choram, têm cólicas. Dormem 5 minutos, acordam, mudas a fralda. Choram, é hora de mamar outra vez. Queres que durmam, mas eles querem brincar. Brincas. Mudas a fralda. Cólicas. Lá consolas e dá miminhos, e fazes massagem. Acalmam. Hora de mamar outra vez... e assim por diante, o dia todo. À noite, o meu bebé dorme bem, felizmente. Só faz uma mamada e depois acorda às 5h da manhã e quer brincar! Só adormece por volta das 8h30.
Mas é muito fofo ver como ele reflecte o amor e carinho que lhe damos. Vê-se que é um bebé feliz. Ri muito (às vezes parece que nos está a agradecer!), é mexido, brinca muito, tem a pele brilhante e está robusto. É saudável e isso é o mais importante.
Bom... vou despachar-me. Vou levar o puto à vacinação das 10 semanas.
Beijocas.”
Espero que esta partilha vos seja útil!