Noites mal dormidas

As noites mal dormidas são muitas vezes motivo de piada entre amigos e familiares quando um casal anuncia que vai ter um bebé. Raramente se fala a sério sobre a privação do sono após o parto, uma das principais razões que pode levar à depressão pós-parto. Não é à toa que, perante qualquer depressão, a primeira preocupação do médico é prescrever medicação para dormir: porque o sono é fundamental na reestruturação das nossas capacidades físicas e mentais e, logo, na recuperação da depressão.
Uma mulher com um bebé vê-se forçada a interromper várias vezes o sono para dar de mamar e mesmo que durante o dia consiga tirar umas sestas (e nem todas conseguem), o sono pode não ser tão profundo como o seria durante a noite, o que leva a estados psicológicos alterados. Por isso, prepare-se para as noites mal dormidas. Elas irão provocar irritação, falta de paciência, desânimo, tristeza, frustração e vontade de desistir de amamentar.
Tente respirar fundo sempre que se sentir tentada a desistir. Pense que é só uma fase, que são apenas as primeiras semanas e que tudo irá melhorar.

Extrair leite

Uma das hipóteses para minimizar as noites mal dormidas é extrair leite com uma bomba e deixar pelo menos um biberão pronto para o seu companheiro ou algum familiar a substituir numa das mamadas nocturnas, para que possa ter algumas horas seguidas de sono. Mas atenção: se tentar extrair leite nos primeiros dias ou nas duas semanas após o nascimento do bebé, não se admire se não conseguir obter exactamente os mililitros que o pediatra poderá recomendar. É que extrair o leite também cansa e requer persistência. No início poderá não extrair leite suficiente logo à primeira tentativa, mas é preciso continuar a tentar.
Nas primeiras vezes que tentar a extracção, comece de manhã. Se só conseguir recolher 10 ou 20 ml, não há problema. Mais tarde nesse dia pode extrair outro tanto e juntar ao primeiro leite que extraiu. Ao fim do dia talvez já tenha conseguido juntar leite suficiente para fazer um biberão completo. Mas não se preocupe: com a continuação da amamentação e da extracção por bomba, irá, em menos de nada, facilmente ter muito leite e conseguir extrair um biberão inteiro só de uma vez e até só de uma mama!

ATENÇÃO: a extracção de leite do peito implica o seu correcto armazenamento. Se vai extrair leite, é fundamental que leia estas indicações.