Problemas nas mamas
Um dos primeiros factores que pode levar quase de imediato à desistência do Aleitamento Materno é a mudança física que ocorre no peito da mulher aquando da “subida” do leite. Quando o bebé nasce, o que o alimenta saído do peito da mãe ainda é o colostro, uma substância amarelada rica em gorduras e fundamental para imunizar o bebé. Mas cerca de dois dias após o nascimento, o leite “sobe” aos peitos e podem surgir então alguns problemas:

1. Mamas cheias e dolorosas (ingurgitadas)
2. Formação de nódulos (o leite que não sai, fica “preso” e “encaroça”)
3. Mamilos fissurados devido a uma má pega da mama por parte do bebé.

Sofri os três! Os mamilos fissuraram-me logo nos primeiros dias, mas uma vez curados nunca mais tive problemas. O mesmo não se passou com o peito ingurgitado e formação de nódulos, que ocorreram várias vezes. A primeira vez que o peito me ingurgitou e formou nódulos foi já ao terceiro mês de amamentação. Estava no Algarve de férias e um dia dei conta do peito direito muito cheio, quente e a criar caroços. Percebi porque razão nessa tarde o meu bebé chorava e parecia birrento: o leite não tinha saído e ele tinha ficado com fome! Recorri então ao Cantinho da Amamentação do Centro de Saúde Lagos, onde fui MUITO bem tratada (uma nota para dizer que o Hospital de Portimão está credenciado como Hospital Amigo dos Bebés, ou seja, promove e incentiva o Aleitamento Materno). Uma impureza tinha bloqueado o orifício do mamilo e foi necessário removê-la para que o leite saísse. Foi um alívio!

Em relação aos problemas acima citados:

1 e 2: quando as mamas ficam ingurgitadas é urgente agir, pois rapidamente pode dar origem a uma mastite com infecção (febre) e originar nódulos incómodos no peito. Ensinaram-me no Cantinho da Amamentação que a prevenção é sempre o melhor remédio. Após o parto, inclua na sua rotina de duche uma massagem (muito suave, com movimentos circulares) ao peito, com água morna e termine com água fria. Estará a estimular a circulação, evitando que o leite fique “preso”.
Caso já esteja com as mamas ingurgitadas e com nódulos, consulte o seu médico ou dirija-se ao Centro de Saúde ou a um Cantinho de Amamentação. Até ser observada, faça quanto antes, se possível, a massagem ao peito e, de seguida, coloque o bebé a mamar (orientando a direcção da boca e da sucção para o lado que estiver ingurgitado) ou extraia o leite com bomba manual ou eléctrica.
Se por qualquer motivo nota que o peito lhe ingurgita numa altura em que não pude ir para o duche fazer a massagem, tente aplicar uma compressa morna e massajar (pode até utilizar uma luva de latex, enchê-la com água morna e dar-lhe um nó, criando assim uma espécie de saco de água quente, mesmo do tamanho ideal para o peito. Foi isso que a enfermeira me fez no Cantinho da Amamentação em Lagos). Veja aqui um vídeo sobre como fazer a massagem quando o leite no peito "encaroça".

3. Logo após o parto e desde a primeira mamada, habitue-se a hidratar os mamilos. Antes de dar de mamar, esprema MUITO LEVEMENTE o peito para conseguir humedecer o mamilo com uma gota de leite. Ponha então o bebé a mamar. Quando ele terminar, volte a hidratar com uma gota de leite. Não precisa de fazer mais nada.
Caso já tenha os mamilos fissurados, inicie quanto antes esta rotina de humedecer os mamilos com leite. Se estiver muito aflita e com dores, pode recorrer a um creme para mamilos. Existem várias marcas em supermercados e farmácias. Se tudo correr bem, dentro de poucos dias os mamilos voltam ao normal. Pode também recorrer a mamilos “artificiais”, uma espécie de aplicador macio transparente que coloca em cima do mamilo e que tem orifícios, onde o bebé coloca a boca e pode mamar sem a magoar, já que não tem contacto directo com o mamilo.

Algumas mulheres nunca chegam a ter qualquer problema nos peitos durante o aleitamento materno. Outras, passam várias vezes pelos mesmos problemas. Outras ainda podem não sofrer nada após terem um filho e virem a ter problemas ao amamentarem um segundo, e vice-versa.
A questão é não desistir do aleitamento materno face aos problemas que acima cito. A prevenção, a perseverança e a paciência são os factores-chave. Tente proteger ao máximo o seu peito, mas se por acaso tiver algum problema, tenha calma e pense positivamente que o vai conseguir resolver em breve, e que ele em nada a impede de continuar a amamentar. Se for daquelas mulheres que recorrentemente sofre de mamas ingurgitadas, mastites, nódulos e fissuras, terá que ser extra-paciente e com muita calma ir ultrapassando cada vez que eles aparecem, fazendo as massagens e falando com profissionais de saúde para que a apoiem e auxiliem. Faça o que fizer, só POR FAVOR não desista do aleitamento materno. Ele é fundamental para o seu bebé.