Aleitar com sucesso

O leite materno é o alimento mais completo que pode dar ao seu bebé. É a 'vacina' mais eficaz, o 'antibiótico' do mais largo espectro, e a melhor forma de criar e fortalecer o elo mamã-bebé.
Amamentar o bebé é maravilhoso, uma felicidade única, mas é preciso ultrapassar as primeiras seis a oito semanas de vida do bebé para conseguir chegar a esse cenário idílico. Durante este período, a mamã e o bebé estão em fase de aprendizagem: vão aprendendo o ritmo um do outro e são necessárias muita paciência e compreensão. Enquanto a amamentação não estiver bem estabelecida, prepare-se para vários momentos de desânimo e até de desespero.

Fala uma voz com experiência. Durante seis meses mantive a amamentação exclusiva ao meu filho e isso fez toda a diferença. Eu estou muito feliz e grata por ter perseverado e conseguido ultrapassar tantos obstáculos. Espero que você, futura ou recém-mamã, também consiga e que este Blog a possa ajudar.

Cerca de 90% das mulheres portuguesas começa a amamentar na maternidade, mas 50% delas desiste logo ao fim dos primeiros três a seis meses de vida do bebé. Porquê? Porque manter o aleitamento materno é MUITO difícil. Requer tempo, disciplina, dedicação e, acima de tudo, muita, mas mesmo muita força de vontade. 

O sucesso do aleitamento materno reside no apoio que é dado à mãe por parte dos profissionais de saúde e da família, mas reside sobretudo na força de vontade da mulher lactante. É que aleitar cansa. Existem muitos cursos de preparação para o parto, mas muito poucos de
preparação pós-parto. E aqueles que existem não têm como enfoque principal o apoio ao aleitamento materno. É realmente depois do parto que a mulher mais precisa de ajuda. Quando saímos da maternidade, ninguém nos ensina o quão difícil é a amamentação. A boa notícia é que, ultrapassando as primeiras seis a oito semanas de vida do bebé, tudo se torna mais fácil. Mas até chegar lá, é necessário ter uma estrutura psicológica forte e acreditar que vai conseguir. Porque razão (ou melhor, razões) é tão difícil aleitar?

3. 
Choro do bebé (o leite da mãe é bom / suficiente?)

4.
Condicionantes culturais

1 comentário:

Filhao.com.br disse...

Eu diria que o leite materno é o único alimento que você terá 100% de certeza que está dando um alimento de qualidade para seu filhão.

É muito importante que tenham muitas notícias como esta pela internet para difundir a informação.

Parabéns !